quinta-feira, fevereiro 18

Curiosidade: Cabelo ecologia


Jogar no lixo o cabelo que acabou de ser cortado é coisa do passado. Hoje em dia ele pode ter um destino muito nobre e, principalmente, eficaz para o meio ambiente. Para quem não sabe, as madeixas têm ótima capacidade de absorção e, por isso mesmo, têm sido transformadas em tapetes que são usados para limpar vazamentos de óleos. A ideia um tanto inusitada surgiu nos Estados Unidos, fruto da parceria entre o cabeleireiro Phil McCrory e a organização não governamental Matter of Trust.

Em 1989 aconteceu um dos maiores desastres ecológicos de todos os tempos: o acidente do cargueiro Exxon Valdez, que derramou 40 milhões de litros de óleo no mar do Alasca. E foi justamente nesta época que McCrory começou a desenvolver a ideia. O hairstylist ficou surpreso como o pelo das focas absorvia todo aquele óleo e resolveu fazer uma experiência com cabelo humano. Comprovada a eficácia de absorção dos fios, o próximo passo foi desenvolver os tapetes.

A Matter of Trust, que tem sede em San Francisco, California, tornou o projeto viável, fazendo a divulgação e pedindo a doação dos fios. Segundo a entidade, eles recebem milhares de “rabos-de-cavalo” de salões de todo o mundo, o que dá em média 3 mil quilos por semana. O material pode ser enviado para a Matter of Trust ou para a fábrica onde os tapetes são feitos. A única exigência é que os fios não tenham nada – grampos, presilhas, clips – misturado a eles.

Os tapetes de cabelo já foram utilizados em desastres nos Estados Unidos e em países da América Central. Um exemplo é o vazamento de 200 mil litros de combustível em Manila, nas Filipinas, ocorrido em 2006. Na ocasião, milhares de detentos da capital filipina cortaram os cabelos para limpar o mar. Depois de usados, esses tapetes podem ainda ser transformados em fertilizantes.
Para mais informações de como fazer doações, acesse: http://www.matteroftrust.org/

Fonte: Site Terra
Postado por Eliana

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bloggerized by Dzignine, based on Nekoji design.